
Construção de pontes e barragens e seus desafios
09/01/2025
Construção de pontes e barragens e seus desafios
Empreiteiras na construção de pontes e barragens sempre terão enormes preocupações com a segurança dos colaboradores nesse tipo de obra.
A engenharia nesse tipo de construção é bem complexa, isso significa que há riscos e perigos significativos. O que envolve tanto para colaboradores como para máquinas e equipamentos usados.
Os responsáveis por esses tipos de obras precisam de um plano de segurança abrangente, e para cada projeto de construção. Ao criar esse plano, se deve atentar para diversos itens:
- Identificar e criar condições para minimizar ou eliminar quaisquer riscos e perigos potenciais.
- Estabelecer procedimentos de segurança específicos para as diversas atividades específicas de cada projeto.
- Elaborar procedimentos de emergência identificando uma variedade de situações adversas potenciais que possam surgir durante a obra.
- Agendar reuniões regulares de segurança com toda equipe de trabalho- DDS.
- Fornecer treinamentos de segurança específicos para toda a equipe.
- Programar inspeções periódicas ao longo do projeto.
- Providenciar todos os tipos de equipamentos de proteção individual e coletivo específicos para cada tipo de projeto.
- Identificar novos dispositivos de segurança com uso da tecnologia para elevar os níveis de segurança.
Tecnologia IoT na construção de pontes e barragens
O monitoramento em tempo real é a tecnologia de IoT ideal na construção de ativos de infraestrutura, como pontes e barragens. Isso porque na maioria das vezes, estão localizados em locais remotos e em condições de trabalho adversos.
Uma solução completa de monitoramento em tempo real pode ser desafiadora de implementar. Isso devido a problemas de compatibilidade entre sensores de diferentes fabricantes.
Sensores e ativos e trabalhadores monitorados remotamente podem usar diferentes padrões de transmissão de dados. Para isso o vocabulário, armazenamento de dados e formatos de troca de informações devem ser compatíveis.
E claro, o software projetado para processar e analisar esses dados, também devem ser compatíveis com a ampla gama de sensores disponíveis para esse monitoramento.
Conheça as soluções de monitoramento da Trackfy no link abaixo:
https://trackfyapp.com.br/#servicos
IoT e outras tecnologias
A IoT agrega outras tecnologias quando o assunto é a segurança em ambientes industriais e da construção civil.
- Inteligência Artificial (IA): permite o monitoramento em tempo real da obra, o que ajuda a identificar problemas precocemente e a otimizar o uso de recursos.
- Dispositivos de alerta: detectores gás, impactos, queda, umidade, temperatura, entre outros, e acionar alertas de emergência.
- Drones: oferecem visão aérea do local, permitindo identificar potenciais riscos de segurança, além de monitorar o progresso da obra.
- Machine Learning: pode ajudar a monitorar o progresso da obra, o uso de equipamentos, o controle de qualidade e a previsão de atrasos, entre outras.
Gestão na construção de pontes e barragens
A construção de pontes e barragens sempre incluem fatores críticos quando o assunto é sobre a segurança que envolve meio ambiente, pessoas e ativos.
A gestão de pessoal durante a construção deve estar constantemente alerta. Isso se faz necessário para reconhecer e recomendar possíveis ajustes no projeto, readequando o mesmo conforme as condições reais encontradas.
E mesmo depois da construção concluída, a gestão dos detentores responsáveis por pontes e barragens continuam a ter como prioridade a segurança.
Inspeções periódicas devem fazer parte de um programa de manutenção e condições de segurança, primordial para evitar catástrofes.
Veja no link abaixo alguns cases de sucesso da startup da Trackfy que foca na segurança das pessoas.
https://trackfyapp.com.br/#cases
Normas na construção de pontes e barragens
No Brasil, quando falamos sobre a construção de pontes é regida por normas estabelecidas pelo Conselho Brasileiro de Construção Civil – CB-25.
E também pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT. São normas que estabelecem principalmente critérios de segurança, garantindo a qualidade e segurança do projeto.
Outra norma e não menos importante na construção de pontes, são as normas técnicas estabelecidas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
São normas estabelecidas para garantir a segurança e a qualidade das pontes, incluindo aspectos como projeto, dimensionamento, materiais, instalação e inspeção.
Já no caso da construção e manutenção de barragens, a segurança é uma condição dinâmica que visa manter a integridade estrutural e operacional, além de preservar pessoas e o meio ambiente. Existem diversas normas e leis que regulamentam a construção de barragens, algumas delas são:
- Lei 14.066/20: Proíbe a construção de barragens do tipo “a montante”, que se apoiam sobre o próprio rejeito depositado.
- Resolução ANM nº 95/2022: Define conceitos como Categoria de Risco (CRI) e Dano Potencial Associado (DPA).
- ABNT NBR 17189: Trata da instrumentação em barragens.
- ABNT NBR 17188: Trata da ruptura de barragens.
- Lei nº 12.334/2010: Estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).
Conclusão
Notadamente nos últimos anos os recursos de monitoramento em tempo real tem ganhado um enorme espaço dentre as soluções de tecnologia.
E estão trazendo ótimos resultados em melhorias dos métodos e processos produtivos, como também na segurança dos colaboradores das empresas.
E na Trackfy o trabalho constante nas tecnologias de monitoramento ganham destaque com suas soluções. Faça contato através do link abaixo e solicite mais informações, não perca tempo: https://trackfyapp.com.br/#contato
Fonte bibliográfica
https://www.iot-now.com/news/
https://www.ecopontes.com.br/blog/
https://www.snisb.gov.br/
COMPARTILHE ESSA POSTAGEM